Seguidamente os termos liderança e gerência são confundidos, porém existem diferenças significantes entre os termos.
Chiavenato (2004) de acordo com Robbins (2009), dizem que administrar ou gerenciar relaciona-se com o enfrentamento da complexidade, buscando a ordem e consistência por meio da elaboração de planos formais, monitorando resultados comparando-os com os objetivos iniciais traçados. Já a liderança lida com o enfrentamento da mudança, definindo direções para o desenvolvimento com uma visão do futuro, tentando engajar as pessoas para superar, incentivando-as a superar os desafios.
Para entendermos melhor as diferenças entre um gerente e um líder, vejamos no quadro abaixo as características cada perfil. A administração tradicional pode ir bem até dado momento, existem coisas que ainda podem ser gerenciadas como rotina, por exemplo, mas não é possível administrar atitude, dedicação, criatividade, entre outros fatores essenciais as organizações contemporâneas. (CHIAVENATO, 2004).
Os dois conceitos são necessários às organizações de hoje, não sendo o caso de dizer que um é mais eficaz que o outro e sim dizer ambos são necessários para o alcance da eficácia.
“Liderança e administração são dois sistemas de ação complementares [...] A liderança complementa a administração, não a substitui.” (LACOMBE, 2005, p.208).
Fontes:
CHIAVENATO, Idalberto.Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo: Thomson, 2004.
LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos humanos: Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
Postado por: Ana Paula Spadotto
Nenhum comentário:
Postar um comentário