“No meio das nossas máquinas perdemos de vista o fato de que a realidade básica da vida não está na política, nem na indústria, mas nas relações humanas”. Will Durant

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Planejamento de Carreira

Na última sexta-feira 08/04 tivemos na Unisinos uma palestra sobre planejamento de carreira com  Ubiratan Gomes de Carvalho Sá, 43 anos, engenheiro químico, pós-graduado em especialização de Administração Industrial e mestrando em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável. Hoje é CEO - Diretor Executivo da unidade brasileira de uma empresa multinacional no pólo de Triunfo.
Ubiratan relatou seu plano inicial, conquistas e desafios enfrentados em sua carreira.
Ao início da palestra Ubiratan logo deixou claro que carreira é um caminho a seguir, um caminho com muitas escolhas, barreiras e conquistas.
Dois pontos importantes ficaram evidentes no relato: Autoconhecimento e Flexibilidade.
É extremamente importante nos conhecermos, sabermos o que nos motiva, quais são nossos valores, o que de fato importa para nós. Sabermos nossos pontos fracos e fortes, para nos dedicarmos aos fortes e tentarmos minimizar os fracos.
Quanto à flexibilidade, precisamos estar prontos para oportunidades e obstáculos, nem sempre as coisas saem como planejamos e devemos ter resiliência  para seguirmos em frente. Temos que ter consciência que nossas motivações de hoje podem não ser as mesmas de amanhã e de acordo com isso estarmos prontos para mudar nossos planos, prontos para ter coragem de mudar o caminho.
Ubiratan salientou diante de sua experiência que planejar aonde se quer chegar é vital para uma carreira bem sucedida, ao surgirem dificuldades se não tivermos uma estratégia, um plano traçado, ficará bem difícil encontrar saídas para seguir em frente.
Só conseguimos atingir um objetivo se traçarmos formas e metas para isso, simplesmente pensar e desejar não fará acontecer.
Dicas importantes:
- Relacione-se bem! Ter bons relacionamentos é um diferencial na carreira;
- Seja responsável por seus planos, por sua carreira! Construa o planejamento para você não para uma organização.

Postado por: Ana Paula Spadotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário